O circo tem hoje, alcançado grande notoriedade em todos os segmentos da
sociedade. Além do fascínio e do encanto que o palhaço, o malabarista, o
trapezista ou a bailarina da corda-bamba proporcionam, as inúmeras
possibilidades de expressão dessa milenar forma de arte está chamando a
atenção também dos educadores.
O Circo Social, expressão nova, que denomina o emprego da arte
circense como ferramenta na construção dos valores sociais, tem se destacado
entre os mais variados programas com esta finalidade. Crianças e
adolescentes, têm sido atraídos por este mundo de fantasia, com a
possibilidade de vivenciar a experiência de ser um artista circense. E os
resultados obtidos em termos de auto-estima, disciplina e sociabilidade são
facilmente perceptíveis. Além disso, a forma como são adquiridas e executadas
as habilidades circenses, apresentam um ótimo fator de condicionamento
físico.
Nas atividades circenses, o desenvolvimento do senso motor, da estética, da
capacidade de concentração, além de disciplina, espírito coletivo e
oportunidade de expressão do imaginário, são ferramentas básicas pensando
num crescimento integral dos alunos. Crianças e adolescentes que participam
dessas atividades, segundo avaliação das escolas em que estão inseridas,
demonstraram uma melhoria na sua capacidade de concentração e absorção
dos conteúdos programáticos, melhorando o rendimento escolar.
A presente proposta visa facilitar, em adolescentes e crianças a partir dos
sete anos de idade, o desenvolvimento físico, social, emocional, cultural e
educacional, através da arte circense, com oficinas das técnicas de equilíbrio,
malabarismo, acrobacia, entre outras.
quinta-feira, 8 de setembro de 2011
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